Diablo - Play the Game | Feel the Beat

Diablo | Blizzard Entertainment | 1996 | Windows, Mac OS
Diretamente das profundezas do inferno do mundo fantasioso de Santuário para o Pixel Pain, temos a honra de apresentar um dos títulos mais famosos e jogados do mundo dos games para PC, sim “el capiroto”, Diablo. 

Lançado no dia 31 de Dezembro de 1996, pela Blizzard Etertainment, Diablo é um duo entre os gêneros RPG e Hack and Slash onde o jogador controlava um herói em sua jornada contra as forças do mal que fizeram sede em Tristram, uma cidade do reino de Khanduras do fictício mundo de Santuário. Após descer um labirinto escondido sob a Igreja da cidade, 16 andares pra baixo da terra, enfrentando hordas e mais hordas de crias do inferno e descobrindo o segredo dos acontecimentos do enredo, o confronto com a criatura nefasta que dá nome ao jogo apenas iniciava um rico enredo que se desenvolveria através dos jogos da franquia.
A galera pega fogo!
No modo multiplayer também era possível encontrar outros heróis e juntar forças para enfrentar o mal ou duelar entre si pelo título do mais forte com aquela conexão discada linda que quase nunca caía... Só que não.
Multiplayer era muito útil quando aparecia uma horda assim!
Não tem como mencionar Diablo sem se lembrar de uma música icônica e super trabalhada. O compositor de toda a trilha original do jogo é o americano Matt Uelmen, premiado em 2001 pelo seu trabalho, levando aí o “Excelence in Audio” da IGDA (International Game Devepers Association) Matt também figura outros jogos da Blizzard como Starcraft e World of Warcraft – Burning Crusade e atualmente trabalha na Runic Games fazendo a trilha de Torchlight, junto com muitos ex-colegas do antigo time de Diablo.
Diablo era um jogo para toda a família! Chama sua avó pra uma partida!
Depois de fuçar na página do Matt, ler umas coisas aqui a ali me surpreendi ainda mais com o trabalho dele nesse título da série. O cara não tinha tantos recursos disponíveis quanto os outros compositores naquela época. Praticamente todos os sons presentes na trilha saíram de um teclado/sampler Ensoniq ASR-10. Faixas de vozes, coro eram todas mandadas nos 8 canais do instrumento e gravadas em meros 16 megabytes que o HD do teclado. Daí, eram modificadas em uma versão arcaica do sequenciador Cakewalk, armazenadas em fitas DAT e editadas e masterizadas no Soundforge da Sonic Foundry!

É do ASR-10 também, o mérito da gravação dos instrumentos naturais, incluindo instantaneamente reconhecido pelos fãs da franquia; o famoso violão Seagull de doze cordas. A faixa “Town” como é nomeada na OST (original soundtrack) do jogo também conta com uma ocarina e uma guitarra elétrica Charvel, enriquecida com um pedal de wah-wah Crybaby e a distorção de um amplificador da marca Mesa/Boogie. Para criar o som distinto da guitarra presente em todas as músicas, Uelmen ainda aplicou vários efeitos de seu Ensoniq nas faixas gravadas com o instrumento.

Pra quem não conhece, toma aí!




0 comentários:

Postar um comentário